As Bruxas do Clã Mistérios, Jóias e Magias...e outras pessoas...contarão suas historinhas!!!!

É um espaço mágico, para quem tiver interesse em ler algumas historinhas sobre Astrologia, Tarologia, Psicologia e outras Magias que fazem bem à alma!!!!!

Magia da vida!!!!



sexta-feira, 27 de julho de 2012

Que venha Imbolc!!!

Sabath de Imbolc ou Candlemas
Heminsfério Norte: 02 de Fevereiro/ Hemisfério Sul: 01 de Agosto.

Imbolc ou Candlemas, como também é conhecido, ocorre no pico do Inverno.

Este é o tempo do ano em que a Terra se encontra fria. O sol está lentamente aumentando sua força a cada dia. A Luz Crescente é um sinal da promessa da Primavera.

Imbolc é o festival que celebra a luz nas trevas.

A palavra Imbolc significa “no leite”, pois nesse período as ovelhas, vacas e cabras entravam em seu período de lactação e começavam a produzir leite. Isso era um indício claro da chegada da Primavera.

Imbolc marca as boas-vindas à Primavera, época em que a vida começa a acordar do sono firo do Inverno. Neste dia sagrado celebramos a fertilidade de todas as coisas. Em Imbolc a Deusa Brigit, Senhora do Fogo, da vida, do conhecimento, da poesia, da fontes sagradas, era honrada por todos os celtas. Todos agradeciam por Ela ter mantido o Fogo da lareiras queimando durante as noites escuras e gélidas de Inverno.

É a festa do fogo, ou noite de Brigit. Imbolc quer dizer literalmente "na barriga" (da Mãe). Significa que, no útero da Mãe Terra, escondido de nossa visão mundana, a semeste que foi plantada no solstício nasceu e agora está crescendo e se intelectualizando, é o novo ano que cresce.

O Festival também é conhecido como o Dia de Brigit em honra à grande Deusa Irlandesa Brigit. Esta é considerada a deusa do fogo, patrona da poesia, cura e música. Este simbolismo triplo é bem representado nas figuras da Deusa, normalmente com 3 mulheres a representando.



Outra forma do nome de Brigit pode ser traduzida como a Noiva e na antiguidade de culturas pagãs qualquer mulher próxima a se casar era chamada "a noiva" em honra a essa Deusa.

A Igreja Católica Apostólica Romana não poderia facilmente transformar a grande Deusa Irlandesa em um Demônio, assim, preferiram canonizá-la em vez disso, e a partir de sua canonização, passou a ser conhecida como "Santa" Brígida, protetora dos músicos, poetas e profissionais da medicina.

Os rituais de Imbolc envolvem celebrações de despedida do inverno e boas vindas à primavera. O Sol recém nascido que representa o Deus é visto como uma criança pequena que ainda se alimenta de sua mãe. É época dos novos começos, planejaento para o ano que cresse, assim como obtenção de conhecimentos filosóficos, práticos e técnicos para que nossos objetivos se cumpram.

Época de iniciação e dedicação na Arte.

É tradicional na noite de Imbolc acender todas as luzes da casa por alguns minutos simbolizando assim o retorno do Sol e do calor à terra. Com este calor, a terra proporciona o período de germinação de sementes.

Este Sabbath é dedicado à purificação. Deve-se ter muitas velas acesar que representam nossa própria iluminação e inspiração.

Brigit é uma Deusa solar, associada com as árvores, as flores e o cantar dos pássaros e nessa época do ano, com a aproximação da Primavera, todos esses elementos começavam a dar seus primeiros sinais vitais de retorno.

Esse Sabbat simboliza o tempo em que a Deusa está cuidando do seu bebê, a Criança do Sol (o Deus). Ela e seu filho afastam o Inverno. O Deus está crescendo forte e poderosos e isso torna-se cada vez mais visível nos raios de Sol que começam a dar seus primeiros sinais. A Deusa está recuperando suas forças do nascimento em Yule e isso é refletido na coloração verde das plantas e nos animais que começam a sair da hibernação. Agora a Deusa abandona o seu aspecto de Anciã e se transforma na Virgem das Flores.

Imbolc é o Sabbat da Purificação, por isso uma prática tradicional associada com esse Sabbat é a Varredura, na qual varremos nosso Círculo com Vassouras Mágicas, expulsando energias negativas, como azar, ressentimentos e coisas ultrapassadas de nossa vida. É comum também varrer toda a casa mentalizando o banimento do mal.


Cores: Vermelho, laranja, branco.

Ervas: Urze, sálvia branca, calêndula, limão, dente-de-leão, manjericão, sementes de açafrão, rosas, freixo, aveleira, verbena, violeta, mirra, estoraque, bálsamo, sangue-de-dragão, baunilha.

Comidas e Bebidas Sagradas: bolos de frutas, tortas de maçãs, cerejas, framboesas, maçãs, pão, sopas de creme, vinho, suco de frutas e todos os tipos de chás. Laticínios, creme azedo, comidas condimentadas e encorpadas, pratos com pimenta e vinho bem forte. Qualquer alimento que simbolize ou tenha ligação com o sol ou fertilidade é apropriado para este Sabbath, assim como comidas que levam leite.

(Pedro Guardião: Wicca online)



“Que Imbolc permita de nos mantermos fieis ao nosso caminho, as nossas responsabilidades em um todo de Amor para cada um de nós, independentemente das circunstancias de cada uns, por vezes dolorosas na nossa vida.

Que Brigit nos traga inspiração e sabedoria, que Ela seja nossa energia espiritual portadora de sabedoria, amor e prosperidade em todos os aspectos da nossa vida... e que o Deus espalhe a sua energia e luz sobre a terra fria, que ele nos proteja a todos e aqueça estas ultimas semanas de inverno e com ele a esperança!"

(MelodiaCelta)


Um comentário:

  1. Me lembrei de uma cena do filme "As Brumas de Avalon" em que Morgana e seu irmão Arthur estão passeando à cavalo; eles veem algumas pessoas derramando leite na terra, num ritual. Imagino que era assim que se celebrava o Imbolc na Idade Média.

    Acho muito bela a mensagem que esse Sabbath nos passa... É muito inspiradora!

    Um abraço!

    ResponderExcluir

Diga o que tem na sua alma!!!! Comente...