As Bruxas do Clã Mistérios, Jóias e Magias...e outras pessoas...contarão suas historinhas!!!!

É um espaço mágico, para quem tiver interesse em ler algumas historinhas sobre Astrologia, Tarologia, Psicologia e outras Magias que fazem bem à alma!!!!!

Magia da vida!!!!



domingo, 28 de outubro de 2012

VII Circuito Nacional de Astrologia em Floripa...

Sabbat de Beltane...

Os Amantes se Enlaçam...

Beltane ocorre no pico da Primavera. Este é o momento do ano em que a Terra se aquece no gentil abraço de calor do Sol e o Inverno e oficialmente e, finalmente, deixado para tras.
Beltane ocorre no dia 30 de abril/01 de maio no hemisferio Norte e no dia 31 de Outubro no hemisferio Sul.
O Sol esta se aproximando do seu apogeu, que ocorre em Litha, e o seu calor ajuda as plantas e sementes a serem fertilizadas. Os animais brincam e se acasalam.
A Deusa e o Deus agora estao em plena vitalidade e aman-se com toda intensidade. O Deus (o Sol)tem crescido e caminhado para sua face adulta e a Deusa esta no apice de sua beleza e feminilidade. Eles irao consumar o seu amor. A sua paixao e evidente em toda a vida presente na Terra.
O Sabbat Beltane marca a uniao da Deusa e do Deus, representando a fertilidade dos animais e as colheitas do proximo ano.
É o simbolismo da união entre os principios masculino e feminino da criacao, a umiao dos meios de todos os poderes que trazem a vida a todas as coisas. Em Beltane comemoramos a fertilidade, o amor que da forcas a tudo e o retorno do Sol com toda a sua intensidade.
A palavra Beltane vem do nome do Deus celtico "Bel", que era o senhor da vida, da morte e do mundo dos espiritos. "Time" e uma palavra celtica que significa "fogo". Assim, Beltane quer dizer "Fogo de Bel".
A antiga tradicao requeria que o fogo domestico fosse apagado da casa toda nesse momento. Uma grande fogueira era feita com as nove arvores sagradas (freixo, betuila, teixo, aveleira, sorveira, salgueiro,pinheiro, espinheiro e carvalho) e entao acesa pelos Druidas, sem uso de pederneira ou aco, ao nascer da Lua, dando-se inicio a comemoracao do Sabbat.
Entre os primeiros povos Pagaos era costume pular a fogueira de Beltane para se livrar de doencas e energias negativas, assegurar bons partos e pedir as bencaos dos Deuses da Fecundidade.
Cada familia levava brasas desse fogo para sua casa. Isso simbolizava a renovacao da vida depois do Inverno frio. Levando as brasas do fogo sagrado e reacendendo o fogo domestico, as pessoas compartilham do divino, representando um bencao de esperanca para um Verao prospero e fertil, com uma colheita abundante.
Beltane e o tempo de cerebrar a vida em todas as formas. E o momento de dar boas-vindas ao Verao, momento de equilibrio, no qual nos despedimos das chuvas, e as colinas e vegetacoes atingem tons dourados.
Entre os povos da Europa, os gados, que tinham ficados presos durante todo o Inverno, eram soltos nos pastos em Beltane, a festa que confirmava a promessa da Primavera e o aumento da Luz do Sol.
Ao longo dos séculos da Europa celtica, muitos outros costumes foram assossiados a Beltane. Como nessa epoca do ano a Terra era muito fertil, a maioria das Tradicoes
europeias locais se preocupava com a fertilidade das colheitas e animais, Beltane era celebrado com flores e uma grande festa publica. Um dos simbolos mais conhecidos associado com esse Sabbat e o Mastro de Beltane ou Maypole (Mastro de Maio, pois no hemisferio Norte, Beltane e comemorado no dia primeiro de Maio). Feito do tronco de uma árvore forte e alta, normalmente o Vidoeiro ou Freixo era enfeitado com flores e tiras. Uma vez decorado era elevado frequentemente na praa da aldeia, ponto focal das atividades da comunidade. Seu simbolismo era falco em honra da fertilidade renovada da Terra.

(Waikon Azos)
do site witchclubhouse

Que venha Beltane!!!!!

 
                            
 
As Fogueiras de Beltane...
 
Na antiga religião, antes da Igreja destruir este culto e transformá-lo no que se conhece como "bruxaria", os camponeses iam para os bosques de carvalhos à noite e acendiam enormes fogueiras para a Deusa o que tornou esta festividade conhecida como As Fogueiras de Beltane.
Nesta época, os princípios morais vigentes eram outros, a mulher era um ser livre e não havia o machismo como hoje se conhece. As sociedades eram matriarcais. Sendo assim, nesta noite de Beltane, as moças virgens e mesmo as casadas, iam para os bosques na celebração do que se chamava "O Gamo Rei" onde os rapazes copulavam com as moças sob a lua cheia guiados pelo instinto num ritual de fecundidade e vida.
As crianças que por ventura fossem geradas nesta noite eram consideradas especiais e normalmente as meninas viravam sacerdotisas e os meninos magos. O ritual era consagrado à Deusa para que esta trouxesse sempre boas colheitas através da fertilidade da terra. Embora o culto fosse predominantemente feminino, não se excluía, de forma alguma, o papel do Deus, pois, a essência de Beltane, sendo a fecundação, impunha sempre, a presença do feminino e masculino.
Sendo assim, no Beltane, os meninos tinham a sua cerimônia de passagem da adolescência para a maturidade. O rapaz personifica o Deus e a virgem, a Deusa. Na escolha de um rei, o rapaz veste a pele de um Gamo (um veado real) e desafia um gamo de verdade, o líder da manada, e luta com ele até a morte de um deles.
Se o rapaz for o vencedor, terá sido escolhido Rei representando o Deus, o Gamo Rei e terá uma noite com a Virgem que representa a Deusa onde um herdeiro será concebido. O novo herdeiro, um dia deverá disputar com o pai pelo trono. O Gamo Novo e o Gamo Velho...
O Rei Arthur passou por esta prova numa noite nas fogueiras de Beltane conforme o romance Brumas de Avalon.
Quando não era preciso escolher-se um rei, a luta com o gamo não era necessária e a tradição seguia apenas como uma representação ritual.
A tradição do Gamo Rei foi transformada, através dos tempos, e a imagem do gamo, em alguns cultos, substituída pela de qualquer animal que tivesse galhos ou chifres, sempre representando a divindade masculina do Deus que recebe os nomes de Galhudo, Cornélio, Cornudo e até mesmo Chifrudo sem ter qualquer conotação com o que a Igreja estabeleceu como "demônio do mal". Os galhos na antiguidade eram sinônimo de força e honra e não o que hoje significam.
Então, no 31 de outubro ou 01 de novembro, estaremos na Lua cheia, ao ar livre, recebendo o luar e longe de qualquer coisa feita pela mão do homem. Deveríamos fazer um círculo com pedras, ficar dentro dele e acender uma pequena fogueira. Este ritual de fertilidade vai promover mudanças na vida de todo aquele que entender o significado do Beltane. Na verdade é um louvor a Terra, à Natureza e à Mãe de todas as coisas. É uma data muito bonita e de grande significado.
Em Beltane nós nos abrimos para o Deus e a Deusa da Juventude. Não importa quanto velhos sejamos, em Beltane, sentimo-nos jovens novamente e nos unimos ao fogo da vitalidade e juventude e permitimos que esta vitalidade nos vivifique e cure.
Quando jovens talvez usássemos este tempo como uma oportunidade para conectar nossa sensualidade de um modo criativo e quando mais velhos esta conexão será obtida através da união dentro de nós mesmos, das nossas naturezas feminina e masculina. A integração entre nossos dois aspectos interiores, feminino e masculino, é o caminho da espiritualidade e Beltane representa o tempo onde podemos nos abrir amplamente para este trabalho permitindo que a natural união das polaridades ocorra naturalmente. Este é um trabalho essencialmente alquímico.
(mistériosantigos.com)

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

14* Simpósio Nacional de Astrologia do SINARJ

No dia 18, eu e mais 7 Astrólogas da Ilha da Magia (Lydia Vainer, Ana Maria Caramori, Adriana Figueiredo, Maria Emília Berthier, Rosangela Schmitt, Daniela Rossi e Vanessa Paim) estaremos indo para a Cidade Maravilhosa/RJ...
Depois de 20 anos,voltarei ao Rio...
Vai ser tudo de bom...
Vamos prestigiar a Mestre Lydia Vainer...
Tudo de bom!!!!!
Que nunca nos falte!!!!

Oxalá!!!!






Pré-Simpósio

(disponibilidade somente para os 120 primeiros inscritos no Simpósio.)
Data : 19 de outubro de 2012
Local : Auditório da Univ. Candido Mendes (unidade Ipanema)
Rua Joana Angélica, 63 – Ipanema – RJ
Horário : das 18h às 21h

Mesa Redonda 1: 18 às 19h

Título : Vocação e Felicidade

Quais as relações entre aquilo que escolhemos fazer na vida e o grau de felicidade? Como identificar isso astrologicamente e como prestar os mais adequados tipos de orientação para cada caso? Felicidade e satisfação profissional ou social podem não ser exatamente a mesma coisa, mas certamente há um vínculo entre essas experiências humanas. É em torno desses e outros assuntos correlatos que giram as dicas e revelações das integrantes desta mesa redonda interdisciplinar.
Integrantes da Mesa:
Maria Eugenia de Castro – astróloga e fundadora do SINARJ
Ana Beatriz Fernandes – Diretora de gestão da MPX Energia
Patricia Coimbra – Diretora de desenvolvimento da Oi Telecom

Mesa Redonda 2: 19 às 20h

Título : FIB – Felicidade Interna Bruta já !

O FIB é um indicador sistêmico desenvolvido no Butão, pequeno país do Himalaia. O conceito nasceu em 1972, elaborado pelo rei butanês, e desde então, com o apoio das Nações Unidas, começou a colocar este conceito em prática e atraiu a atenção do resto do mundo com sua nova fórmula para mensurar o progresso de uma comunidade ou nação. Assim, o FIB é baseado na premissa de que o objetivo principal de uma sociedade não deveria ser somente o crescimento econômico, mas a integração do desenvolvimento material com o bem estar psicológico, cultural, educacional , o uso do tempo, a vitalidade comunitária e alguns outros itens de suma importância para a integridade do ser humano.
Integrantes da Mesa:
Paulo César Souza – educador e sociólogo
Aspásia Camargo – socióloga


Mesa Redonda 3: 20 às 21h

Titulo : Paradoxos na leitura do mapa:

Como interpretar configurações astrológicas que soam contraditórias? Por exemplo, se alguém possui Júpiter no Ascendente, mas tem Saturno conjunto ao Sol. Outro que possui nodo sul em Sagitário, mas na casa 3, e nodo norte em Gêmeos, mas na casa 9, do mesmo modo, aparentam ser paradoxais mas na leitura o conjunto sempre faz sentido. Esta mesa redonda visa destacar este e muitos outros tópicos dando ferramentas para desatar os “nós” e controvérsias.
Integrantes da Mesa:
Anna Maria Costa Ribeiro – astróloga e sócia nº 2 do SINARJ
Vanessa Tuleski – astróloga
Lydia Vainer – astróloga

Central Nacional de Astrologia


É com muita satisfação que assumo a Vice Coordenadoria da CNA Regional SC, juntamente com a Coordenadora e minha Mestre Lydia Vainer...
Ano de mudanças, de novas oportunidades e de expansão!!!!!!!!!!!

Obrigada Lydia, pela confiança e amizade!!!!

Carolina A. M. Ribeiro
Astróloga

Diretoria e Regionais

Diretoria CNA – 2012/2015
Diretoria
  • Presidência: Vanessa Guazzelli Paim – SC
  • Vice-Presidência: Daniela Rossi – SC
  • Diretora Financeira: Monica Kotzias – SC
Conselho Fiscal
  • Alexandre Chut – SP
  • Roxane Mangueira Sales – CE
  • Sandra Regina Guimarães Santos – SP
________________________________________
Núcleo Financeiro - nucleofinanceiro@cnastrologia.org.br
  • Monica Kotzias – Coordenadora
  • Rose Villanova
Núcleo Digital - nucleodigital@cnastrologia.org.br
  • Gil Stefani – Coordenadora
  • Guilherme Salviano
  • Claudia Ribeiro de Araujo
Núcleo Social
  • Graziella Marraccini – Coordenadora
  • Clarissa de Franco
  • Fernando Guimarães
  • Gilseane Stefani
________________________________________
Regionais e coordenações

Regional BA (em Salvador)
  • Coordenadora: Gicele Alakija – contato.alakija@gmail.com
  • Vice-coordenadora: Indira Medeiros – indira.medeiros@gmail.com
Regional CE (em Fortaleza) – regional.ce@gmail.com
  • Coordenadora: Andrea Maluf – maluf_andrea@yahoo.com
  • Vice-coordenadora: Clarissa Maia – claris.maia@hotmail.com
Regional Centro-Oeste e Norte (em Brasília)
  • Coordenador: Eduardo Loureiro Jr. – cnabrasilia@gmail.com
  • Vice-coordenador: cargo vago
Regional MG (em Belo Horizonte)
  • Coordenadora: Monica Laudares – monicalaudares@terra.com.br
  • Vice-coordenador: cargo vago
Regional PR (em Curitiba)
  • Coordenadora: Adriane Fayet – adefayet@uol.com.br
  • Vice-coordenadora: Aline Alvarenga – lauraleite@globo.com
Regional RJ (no Rio de Janeiro)
  • Coordenadora: Cláudia Ribeiro de Araújo – claudia@terrabrasillis.com.br
  • Vice-coordenadora: Cláudia Letti
Regional RS (em Porto Alegre)
  • Coordenadora: Fabiana Pizetta – fabipizetta@yahoo.com.br
  • Vice coordenadora: Ana Maria Rodolphi – rodolphi@terra.com.br
Regional SC (em Florianópolis)
  • Coordenadora: Lydia Vainer – lvainer@matrix.com.br
  • Vice-coordenadora: Carolina A. M.Ribeiro – carolazevedomribeiro@gmail.com
Regional SP (em São Paulo)
  • Coordenadora: Graziella Marraccini – graziella@atrosirius.com.br
  • Vice-coordenador: Clarissa de Franco – clarissadefranco@hotmail.com

sábado, 6 de outubro de 2012

Vida virtual...Vida Real



Uma Bruxa resiste muitas vezes à Tecnologia...
Durante muito tempo me neguei em ter Facebook...pois acho uma certa invasão de privacidade e de uma vida virtual que muitasvezes não condiz com a real...
É minha opinião...
Também vejo o lado positivo, a aproximação de interesses e afinidades...
Mas existe um certo distanciamento da vida habitual, das relações humanas, do contato...do olhar...do abraço...do sorriso!!!!
Mas como a minha escolha prossional atual,  está cobrando este contato virtual, com profissionais de outros lugares, de outros estados...precisei me adaptar à este momento tecnológico que o ser humano está conectado...
Então estou no facebook, divulgando meu trabalho como Astróloga, me aproximando de outros profissionais da Astrologia...
Grandes Mestres...
Então que venha esta novidade...uma conexão com a aquariana internet e suas redes sociais!!!!
Mas demora muito montar uma página...aproveitei que estava sozinha, já que o maridão foi para o RJ à negócios, então tive paciência para ficar quase 4 horas pra montar, hehehehehhehe...
Mas que venham as novidades...




http://www.facebook.com/#!/carolina.azevedomachadoribeiro

http://www.facebook.com/#!/CarolinaAMRibeiroAstrologa?fref=ts

Oxalá...

Bruxa Preta...

O Céu de Outubro...

O Céu de Outubro...
Por Lydia Vainer...





O Céu de Outubro
Este é um cenário geral do céu de outubro, que afeta o movimento coletivo como um todo. O individual é absolutamente peculiar a cada um, porem ter o conhecimento do geral muito nos ajuda e nos direciona.

O céu de outubro, se abre com o sol em Libra e vários planetas que mudam de signo alterando o colorido que víamos seguindo há alguns meses. O distanciamento entre os bombásticos Plutão e Urano, responsáveis por toda tensão político / social /econômica pessoal dos últimos tempos, alivia o sentimento de opressão e urgência em querer mudar tudo na vida.

 Há uma sensação maior de leveza de tranqüilidade interna sem tantas necessidades urgentes. O fato dos planetas pessoais mudarem de signos nos primeiros dias do mês, favorece um padrão diferente de pensar - mercúrio, agir-, marte , sentir- Venus . Mercúrio entrando no signo de Escorpião dia 5 de outubro até o dia 29, estimulado a mente a ser mais questionadora, investigadora, hábil para resolver questões de natureza mais complicada. Ha também o perigo de se tornar mais obsessiva .

 Marte deixa o signo de Escorpião dia 7e ingressa em Sagitário até 18 de novembro . está posição diminui muito a distancia entre os nossos objetivos e a realização dos mesmos. A energia fica mais direcionada, favorecendo levar adiante os projetos. Ficamos mais corajosos, ousados e aventureiros. Nossa vontade se torna mais imperiosa.

 Venus deixa o signo de Leão entrando em Virgem dia 03 de outubro até dia 28. Há um apreço pelo trabalho, um cuidado maior com a saúde, exige-se mais do próprio corpo.
A visão do amor e das relações se tornam mais racional e realistas. As manifestações mais esfuziantes dão lugar a um servir e cuidar das necessidades do outro. A expressão afetiva se manifesta em gestos ... sendo prestativo. Um senso critico e prático pode estar na pauta das relações.Há um maior senso de economia.

 E por fim a entrada de Saturno no signo de escorpião depois de estar dois anos e meio em libra , onde ficará também dois anos e meio . Esta é uma mudança significativa que vamos notando ao longo do tempo.

 Saturno, planeta das estruturas traz a tona a essência do signo no qual se posiciona. Em escorpião, saturno valida somente o que está profundamente alicerçado, estabelecido, consistente, podendo ser um negocio, um relacionamento, pessoal ou profissional, uma atitude ... Enfim o que se apóia nas aparências e na superficialidade se desmancha ..... Vamos aguardar e observar esta nossa cultura de aparência até aonde ela se sustenta!

 Agir e pensar economizando energia, eliminando o supérfluo, os excessos se torna cada vez mais evidente.

 Reciclagem é a palavra chave do signo de escorpião /morte e renascimento, portanto reciclar criativamente em todos os sentidos será cada vez mais valorizado.
Depois desta breve descrição dos planetas mudando de signo, vamos a alguns aspectos importantes do mês de outubro.

 Até o dia 07 Saturno em conjunção com Mercúrio, ressalta atitudes e pensamentos mais ponderados, as decisões podem contar com um olhar mais racional de uma mente capaz de se afastar dos problemas. Momento de reflexão e de desprendimento.

 Até o dia 08 Mercúrio faz um aspecto concomitante com Netuno, o pensamento é mais leve, a mente não fica tão presa nas obrigações, mas é levada para o mundo da imaginação das idéias inspiradas. Há uma amplitude mental favorecendo percepções mais aguçadas sobre nos mesmo e sobre quem nos cerca. Até podemos sonhar mais .... há um afrouxamento das cobranças.

 Do dia 06 ao dia 10 Marte em aspecto com netuno podem gerar ações alheias a nossa vontade ou desconectada com a realidade . Desejamos fazer algo mas o inconsciente dá um nó na racionalidade, ficamos distraídos, preguiçosos. Há uma queda de energia levamos mais tempo para as realizações de um modo geral. O melhor é não assumir grandes compromissos e tarefas nestes dias, se não houver jeito, se programar bem , pensar antes de agir, escrever para não esquecer. Não contar com muita ajuda externa.

 Do dia 13 ao dia 20, Marte faz um aspecto harmônico com Urano, mudando totalmente o clima descrito acima
A velocidade se intensifica, todo mundo parece que fica mais desperto, ansioso, rápido. Oportunidades aparecem no caminho repentinamente. Aproveite!, Não pense muito, mais ação, o trem passa e não volta!! ! Facilidade em solucionar e fazer andar situações emperradas. Há uma liberdade para fazer as coisas de uma maneira não usual.

 Final do mês do dia 23 ao dia 28 sol em escorpião conjunção com Saturno trigono Netuno, traz consistência a nossa criatividade , ao sonhos , aguça a imaginação , as coisas bem feitas fluem com facilidade .É a união da inspiração com a estruturação . Perfeito !!!

 É um período intenso , em que situações são vividas até o limite das suas possibilidades.
Enfim , outubro por conta do aspecto de Saturno em trigono com Netuno , aspecto este nada freqüente no céu . tem como pano de fundo um mês mais leve, mais estável financeiramente, com mai liberdade de abrir novos horizontes, dedicando a assuntos diversificados, que não só trabalho e obrigações . A realidade fica mais suave e até poética, e quem sabe as pessoas reclamem menos !!!

Lydia Vainer
http://www.lydiavainer.com.br/
 

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Saturno em Escorpião...



Saturno transitará em Escorpião a partir de Outubro:
o que muda na minha vida?

:: Graziella Marraccini ::

Apesar de serem temidos, os trânsitos de Saturno não precisam ser encarados com receio. Muito se fala sobre o "efeito Saturno" por ele ser considerado o arquétipo do Pai Cósmico, limitador, castrador, aquele que nos coloca no cercadinho e nos grita um grande NÃO no ouvido! Na mitologia Romana, Saturno era o Deus que protegia a agricultura, o plantio e a colheita. Ele correspondia ao Deus Cronos da mitologia grega; filho de Urano e Geia (a Terra) e pai de Júpiter (Zeus). Saturno era considerado o Deus do Tempo aquele que marca o período que nos prende ao carma terreno e nos mostra e ensina o caminho da evolução através de percalços e obstáculos. De fato, sob sua influência nos sentimos 'presos ao tempo', como se estivéssemos atados por correntes a um destino que nos impede de andar depressa, de extrapolar e ir onde desejamos! Sim, Saturno é um Deus Pai que nos ensina a ser pacientes, e a paciência é algo que os agricultores conhecem muito bem já que o respeitam desde o plantio até a colheita de seus frutos. Os ciclos das estações são regidos por Saturno, assim como as horas, os minutos, os segundos...

Saturno representa um processo limitativo e restritivo em muitos sentidos, mas ele nos oferece também a oportunidade de crescer, de plantar e de colher. Ele nos ensina que nada cai do céu e que se quisermos colher, precisamos arregaçar as mangas e trabalhar duro, nos sujeitando as intempéries e aos obstáculos de todo tipo. Sobretudo, ele nos ensina a ser pacientes! A responsabilidade é resultado do processo de escolha que examina o processo evolutivo e avalia nosso amadurecimento. O mundo seria bem melhor se todos tivéssemos mais senso de responsabilidade, não é mesmo? Em nosso Mapa Natal Saturno indica em que área teremos que enfrentar os maiores obstáculos, as restrições, as limitações, mas também indica onde teremos mais oportunidade de crescimento tão necessário para a nossa evolução material e espiritual.

Na astrologia, Saturno simboliza o tempo, os obstáculos, a rotina, a velhice, a solidão e a fatalidade. Rege em nosso corpo a estrutura óssea, os dentes, pele, cabelo e todas as cartilagens e articulações, assim como o sentido da audição e a vesícula. Sua ação é cristalizadora, endurecedora e causadora de pedras, calcificações e calosidades. Bem sabemos o efeito que a velhice faz sobre o corpo humano, não é? Saturno possui um ciclo de aproximadamente 28 anos e meio, tempo que ele demora para dar uma volta completa ao redor do Sol. Ao circular sobre nossa mandala astrológica, considerando seu ponto de partida inicial, ele irá fechar os seus anéis passando de signo em signo e irá nos cercear, aprisionar, mas também examinar e nos dar oportunidades de nos tornar mais responsáveis e maduros. Eu costumo dizer que Saturno é como o ENEM: um examinador que verifica o quanto aprendemos naquele período e naquela área de atuação. Os ciclos de 7 anos aproximados (quadratura, oposições e conjunções) que se concluem aos 28, ½, são bem marcantes na vida dos seres humanos. Aconselho aos leitores que leiam o artigo escrito quando da morte de Amy Whinehouse (Morrer aos 27 anos). Mas não tenham medo, não precisamos morrer com o trânsito de Saturno, tudo porém dependerá de como sentimos a sua passagem sobre nosso mapa, e isso não é igual para todos!

Os librianos sofreram bastante nos últimos dois anos e meio em que Saturno transitou em seu signo! Porém, tive a oportunidade de constatar no meu consultório que, apesar das dificuldades que apresentou, ele foi um pai maravilhoso para aqueles que aceitaram suas responsabilidades: alguns tiveram filhos (após anos de infertilidade ou com distância enorme desde o primeiro filho), outros casaram, outros compraram casa, outros ainda estabeleceram uma carreira profissional duradoura e sólida. Todos trabalharam duro, certamente, mas seu esforço foi compensador. Esse é o efeito Saturno. Basta aceitar, sem resistência. E aprender.

No mês de outubro, Saturno ingressa em Escorpião onde permanecerá até o final de 2014 entre movimentos diretos e retrógrados. Em geral, na marcha direta ele nos apresenta o obstáculo, na retrogradação ele nos convida a avaliar a experiência vivenciada. O sofrimento que experimentamos no momento de sua passagem sobre pontos sensíveis de nosso mapa (e especialmente sobre os luminares, Sol e Lua) não serão esquecidos facilmente mas servirão para nos fortalecer. Todos nós temos escolhas, podemos ingressar na escola da vida e estudar com diligência e responsabilidade ou cabular aula. Livre-Arbítrio. O Universo nos dá essa possibilidade de escolha, então, o que você quer fazer?

Vamos analisar o significado desse ingresso também em nível mundial. O signo de Escorpião é regido por Plutão e representa a área de nossa vida que se relaciona com o controle, com o sexo, com o poder, com a morte. Usamos a energia plutoniana para nossos jogos de manipulação, que são muitas vezes necessários e úteis para vencer o medo. Durante os próximos dois anos e meio teremos oportunidade de fazer avaliações profundas na Casa astrológica (área de experiência) onde se encontra esse signo no nosso mapa. Sabemos (a psicanálise ensina) que o controle não é necessariamente ruim já que ele nos ensina como afastar e abafar os medos da morte surgidos desde nosso nascimento, ao sair do ventre materno. Precisaremos, portanto, avaliar cuidadosamente todos os nossos mecanismos de controle para utilizar as ferramentas certas e isso precisa ser feito com a ajuda de um astrólogo profissional.

Do ponto de vista mundial, esse aspecto pode indicar que teremos muitas mortes de pessoas poderosas (generais, ditadores, políticos, chefes de estado), que teremos um aumento da miséria coletiva, da fome e do êxodo, (talvez os poderosos se tornem mais responsáveis sobre esses assuntos?), aumentarão os terremotos, as erupções vulcânicas, os cataclismos, teremos mortes coletivas em túneis, cavernas e minas, assistiremos a quedas de pontes, viadutos e até a acidentes nucleares. Enfim, a destruição em massa irá aumentar muito causando muito medo nas coletividades. Possivelmente, esse trânsito indica que o Cosmo virá nos examinar e será como um ENEM para humanidade inteira, que servirá para verificar em que estágio estamos em nossa evolução espiritual. Caros leitores, quando falo de evolução espiritual não estou falando de religião, mas de fé, de sentimento de responsabilidade com o próximo, de valores morais e comportamentais, de amor universal. Precisamos ter mais responsabilidade sobre como usamos o sexo para manipular e controlar o nosso parceiro, como fazemos nossos joguinhos de controle para nos sentir poderosos. A política e os políticos serão os mais examinados e cobrados para tomarem medidas sobre esses assuntos, tenham certeza!

Se 2012 representa o Fim do Mundo, eu não posso afirmar, mas esse trânsito reforça e muito aquelas previsões catastróficas de que tanto fala a mídia. Momento de evolução, Ponto de Mutação. Mas lembrem-se, aqueles que tiverem a tenacidade e a persistência para fazer profundas modificações na área onde Saturno transita, certamente sairão vitoriosos e com muito mérito.

Desejo a todos uma semana cheia de Luz, em sintonia com o TODO!
(somostodosum)